

5. Planejamento Financeiro Pessoal
Conceito de Planejamento
Para a maioria dos brasileiros, o salário acaba antes do mês terminar. Essa é a realidade e é necessário aprender desde cedo como lidar com ela, ou melhor ainda, como poder revertê-la. Para isso, é necessário planejamento.
Mas o que significa planejar? Planejar é elaborar um plano. Se há plano, há um objetivo, uma meta a ser alcançada e os passos que precisamos seguir para chegar lá! E para nos organizarmos para alcançarmos esse objetivo precisamos de informação sobre a situação presente.
Planejar é, portanto, colher informações para se organizar no presente e poder antecipar ações e situações futuras, de tal forma que seja possível conquistar o que se deseja dentro do prazo idealizado.
Assim como planejamos uma pequena reforma em casa (troca do piso ou pintura das paredes) ou a compra de um bem de maior valor (uma televisão, um celular ou um computador), precisamos estar sempre atentos à relevância desse objetivo: há outras metas mais importantes nesse momento? Como posso me planejar para alcançar meu objetivo da maneira mais suave e evitando imprevistos?
Esse gasto cabe no meu orçamento?
Viver com mais dignidade, conquistar a casa própria, ter mais qualidade de vida são objetivos que podem ser conquistados com perseverança, determinação e um bom planejamento. Você já se imaginou daqui a 5 ou 10 anos? O que você gostaria de estar fazendo? O que você quer ter conquistado até lá? O que você pode começar a fazer hoje para alcançar seus objetivos? As decisões que você tomar hoje farão toda a diferença no futuro!
Você já deu o primeiro passo: sua escolha em retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com certeza irá contribuir para que você se aproxime do que está buscando para sua vida com mais segurança e rapidez!
Mas seu esforço pessoal no trabalho e a forma como você se relaciona com o resultado financeiro dele no presente farão toda a diferença para você obter sucesso no futuro. Você vai conhecer mais sobre planejamento financeiro e se sentirá mais confiante na maneira como você se relaciona com o dinheiro, com mais independência.
Passe o mouse sobre a figura abaixo e descubra como os sonhos estimulam ações concretas em nossas vidas:
E você? Quais são seus sonhos e planos? Inspire-se na história verídica de Rubens e Nilva e veja como ter atitude faz toda a diferença na realização dos nossos sonhos
A história de Rubens e Nilva mostra claramente que a atitude faz toda a diferença. Porém, eles somaram uma ação importante com relação a análise e organização do orçamento doméstico familiar. Nas próximas páginas, você terá oportunidade de ver como se organizar, em termos financeiros, para planejar melhor.