top of page

3. Globalização, Comunicação e Consumo

Sociedade de Consumo

“Vivemos em tempos líquidos. Nada é para durar.”

Zygmunt Bauman

Há um bom tempo atrás, sabemos que o consumo era restrito para saciar as necessidades básicas do homem. Hoje, em tempos de globalização, percebemos o quanto isso mudou, afinal “o consumo é a única finalidade e o único propósito de toda produção” Adam Smith.

As pessoas vivem para trabalhar, em excesso muitas vezes, e suprir suas necessidades. O fácil acesso de compra e o desejo pela ostentação do novo fazem parte dessa nova sociedade de consumo globalizada. Pode-se dizer que quanto mais dinheiro eu tenho (ou acho que tenho), mais eu gasto, e na maioria das vezes com produtos que não fazem parte das minhas reais necessidades. Resumindo: quanto mais trabalho mais eu consumo e vice-versa, gerando assim um ciclo vicioso de trabalho e consumo.

Com a presença de diferentes tecnologias e com o mundo globalizado, o acesso aos produtos de outros países foi facilitado, por exemplo usando e comprando produtos por sites da internet. Além disso, o consumo é sustentado pelos meios de comunicação (televisão, rádio, internet) que influenciam e manipulam o cidadão, direta ou indiretamente, no seu comportamento social e pessoal, convencendo o mesmo a consumir, seja em tendências de moda, hábitos, estilos, novas tecnologias, em produtos no geral.

As mídias usufruem da chamada felicidade comprada para fazer com que a sociedade acredite que a felicidade pode ser encontrada quando se adquire determinado produto, a chamada felicidade comprada. Um exemplo disso, é quando utilizam atores nas propagandas para manipular os cidadãos a comprarem o produto.

O consumo excessivo, fortalecido pelo apelo das mídias e o desejo pela ostentação de produtos trazem consequências ruins para os indivíduos e para o meio ambiente, como o trabalho excessivo para suprir as necessidades, os endividamentos, o consumismo, o acúmulo de lixo, poluição etc. Assista ao vídeo ao lado sobre o ser humano dos tempos modernos e reflita.

AVANÇAR

bottom of page