top of page

4. Empreendedorismo e Empregabilidade

Empregabilidade

 

Também faz parte do conceito de empregabilidade a aptidão de manter-se em um emprego. O conceito se relaciona com a capacitação profissional, com as aptidões para o mercado de trabalho e, também, com o valor profissional que uma pessoa consegue ter junto ao mercado de trabalho.

 

Em um mercado de trabalho dinâmico e mutável, ter empregabilidade significa tornar-se altamente flexível, visto que os pré-requisitos e as exigências para ocupação dos diversos cargos mudam com frequência.

As empresas têm grande interesse naqueles profissionais que não se fixam na sua função, desejam aqueles que são versáteis e competentes para desempenhar todas as tarefas e funções necessárias no ambiente de trabalho. Um diploma no ensino superior é importante, mas somente ele não garante permanência e sucesso no emprego. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Empregabilidade é a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa. O termo surgiu na última década, pela necessidade dos trabalhadores de adquirir novos conhecimentos que os habilitassem a acompanhar as mudanças no mercado de trabalho. 

 

Segundo Chiavenato (1999), a empregabilidade surgiu devido ao alto índice de desemprego. Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos e habilidades, e a velocidade da reaprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A experiência no mercado de trabalho é importante e faz diferença. A experiência que o indivíduo consegue obter em sua trajetória profissional, faz com que ele enxergue de forma clara e positiva as possíveis soluções e, assim, implementá-las com maior grau de eficácia.

Os conhecimentos prévios e acumulados durante toda sua vida, além de sua habilidade em fazer e lidar com diferentes situações, é a contestação da sua capacidade de realizar. A competência a ser adquirida não se limita somente nas áreas de atuação do profissional, é preciso  ficar atento a todos os funcionamentos da empresa.

 

Um dos aspectos importantes da empregabilidade, é a capacidade do profissional de saber para onde se quer ir, como chegar lá, o que será necessário para alcançar estes objetivos e quanto tempo vai se levar. A empregabilidade de um profissional está relacionada diretamente ao seu sucesso. O bom profissional sempre vai fazer um planejamento referente a sua carreira, mantendo o foco em seu desenvolvimento intelectual e profissional.

 

Na visão de Minarelli (1995), os seis pilares que sustentam a empregabilidade são a adequação vocacional, competência profissional, idoneidade, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas e 

 

 

 

 

 

 

 

 

relacionamentos. A união de todos eles dá segurança ao profissional conferindo empregabilidade, isto é, a capacidade de gerar trabalho, de trabalhar e ganhar.

Estes pilares, segundo Minarelli (1995), precisam estar coesos e articulados, pois funcionam num grau de interdependência. De nada adianta ter adequação profissional, competência ou estar atualizado em sua profissão se não for idôneo, se não possuir relacionamentos, se a saúde estiver fraca ou se não dispuser de reservas financeiras.
 

É possível perceber que atingir a empregabilidade é algo que vai além de ter competências e habilidades bem estabelecidas. É necessário seguir os seis pilares com rigor e assim será possível não apenas atingir a empregabilidade, mas mantê-la, o que parece mais complexo.

A empregabilidade do profissional, bem como sua atuação, necessita estar em constante reflexão e atualização para que não seja considerado ultrapassado.


A constante busca por profissionais qualificados é uma realidade atual e cabe ao profissional, de qualquer área, estar preparado e consciente de sua atuação, caso contrário estará automaticamente fora das exigências do mercado de trabalho.

"A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz."
                                                                                        -Steve Jobs
bottom of page