top of page

3. Globalização, Comunicação e Consumo

A Globalização e o Mundo do Trabalho

 Flexibilização

Podemos definir como flexibilização a facilidade da produção no trabalho. Hoje, a produção passou a ser mais multifuncional e a exigir maior formação por parte dos trabalhadores. Esse sistema de produção ficou conhecido como Toyotismo. Ao contrário desse “novo” sistema, temos o Fordismo, na qual os funcionários se limitavam a realização de funções mecânicas e repetitivas. Produziam em massa e não de acordo com as necessidades do mercado.

Observe ao lado a comparação feita entre o Toyotismo e Fordismo.

 Informalidade

O trabalho informal refere-se aos trabalhadores que não possuem registro na carteira de trabalho. Com a globalização, a urbanização da sociedade foi fortalecida. Muitas pessoas deixaram o campo para vir morar na cidade, na maioria das vezes em buscas de melhores condições de vida. Como consequências disso, as cidades cresceram tanto no âmbito populacional quanto territorial. Um efeito dessa urbanização foi o surgimento do chamado “exército de reserva”, que diz respeito aos trabalhadores desempregados no âmbito das cidades. Em outras palavras podemos dizer que houve a ampliação do trabalho informal, visto como um problema, pois os empregados não registrados ou autônomos em áreas não regulamentadas passam a contar com pouquíssimos direitos sociais e nenhum trabalhista, o que contribui para uma precarização ainda maior das relações de trabalho.

São muitos os tipos de trabalhadores informais, temos como exemplo os vendedores ambulantes, os camelôs, os feirantes etc. Assista o vídeo de uma reportagem do jornal da Globo sobre a informalidade na sociedade brasileira, clicando no botão abaixo.

Para concluir a unidade, podemos perceber que entre esses aspectos listados acima, e vários outros (como a rotatividade de empregos, deslocamento constante de empresas etc), existe a presença de desafios econômicos para a preservação dos direitos trabalhistas em tempos de globalização. A diminuição de renda dos trabalhadores pode gerar uma redução brusca dos níveis de consumo e assim afetar o funcionamento da economia.

"O processo de globalização tem trazido consigo a emergência do paradigma tecnológico que afirma como tendência a construção de um novo trabalhador, qualificado e escolarizado” (Grupo Escolar).

Abaixo, você encontrará um vídeo sobre dicas legais que podem ajudar você a ser um profissional mais competitivo. As dicas foram tiradas de uma publicação do site Inspirando Jovens, presente nas referências bibliográficas. 

Saiba mais: Você sabe o que significa “terceirização para fora”? É quando uma empresa passa a trazer mais trabalhadores do exterior em vez de dentro do país. Clique aqui para acessar uma notícia

Reflita: O fenômeno da globalização realmente diminui o desemprego?

VOLTAR

bottom of page