top of page

4. Empreendedorismo e Empregabilidade

Empreendedorismo

Biografias de Empreendedores de sucesso no Brasil

Senor Abravanel ou simplesmente Silvio Santos. O homem que se orgulha de suas origens e afirma ser um simples mercador moderno – camelô tornou-se um mito da comunicação e empreendedorismo no Brasil. 

Em 12 de dezembro de 1930, nasce o pequeno Senor Abravanel, no bairro da Lapa no Rio de Janeiro. Silvio Santos nasceu em uma família tradicional, classe média de negociantes. Formavam uma família de oito pessoas, sendo o pai e a mãe de Silvio e mais cinco irmãos.

Quando adotou o nome Silvio Santos o jovem comunicador afirmou que contava com a ajuda dos “Santos” para vencer na vida.

A carreira de Silvio Santos começou com um simples trabalho de vendedor de canetas, laranjas e produtos importados. Uma das ferramentas de Silvio Santos no processo de vendas sempre foi sua voz, considerada aveludada, que encantava as pessoas. Paralelo a função de vendedor, o jovem Silvio Santos estudou e completou a faculdade de Contabilidade, vindo, talvez, daí sua facilidade em administrar tão bem suas finanças. 

Pelas ruas do Rio de Janeiro Silvio Santos era uma atração a mais, posto que, realizava truques de mágicas e chamava a atenção das pessoas, que se tornavam seus clientes. Com seu carisma, Silvio Santos chamou a atenção dos diretores da Rádio Guanabara e, logo tornou-se locutor. Porém, para aquele jovem empreendedor ficar

no rádio ganhando um salário era pouco e ele queria continuar faturando mais como vendedor. 

Não demorou muito e ele já era um importante empresário do ramo de vendas e entretenimento em embarcações que atravessavam o mar no percurso Rio – Niterói. 

 

Desde então Silvio Santos foi crescendo gradativamente. Tornou-se administrador do Baú da Felicidade, foi para a televisão onde começou com o programa “Vamos brincar de forca?” na TV Paulista. 

Não demorou muito e Silvio Santos ganhou a concessão para o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e alcançou um sucesso estrondoso. Diante da popularidade, ele foi convidado a ser candidato a presidente da república em 1989. O empreendedor foi casado primeiramente com Maria Aparecida Vieira, carinhosamente chamada por ele de Cidinha. Com esta primeira esposa teve duas filhas: Cíntia e Silvia. Porém, na década de 70, essa primeira esposa faleceu e ele se casou novamente. Desta vez ele se casou com Iris Pássaro e teve com a mesma quatro filhas, sendo elas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. 

O grande Silvio Santos é o nome mais lembrado pelos brasileiros quando se fala em apresentador de TV.

Alexandre Costa é o fundador da empresa Cacau Show. Sua história começa com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta, ainda aos 14 anos, em busca de conseguir algum dinheiro que o fizesse erguer o negócio que enxergava como lucrativo. Sua caminhada sempre foi marcada por muito suor e insistência, acreditando sempre que com um mínimo investimento poderia espalhar seus produtos por todo o país. E foi assim que conseguiu iniciar a grande marca que conhecemos hoje. Ainda com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre da Costa fundou a Cacau Show no bairro da Casa Verde, em São Paulo. Uma empresa 100% nacional onde a teoria de um empreendedor de sucesso se encaixava perfeitamente com sua personalidade: Uma ideia, o produto e iniciativa fizeram Alexandre contribuir para a economia brasileira, gerando lucros para si e expansão de sua marca, satisfazendo seu desejo profissional e pessoal.

Hoje, a Cacau Show tem 26 anos de história, com mais de 800 lojas franqueadas em mais de 350 municípios por todos os estados brasileiros. Produz empregos para diversas pessoas em uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo, com um faturamento que alcança o valor de mais de 100 milhões de reais por ano.

Helena Trajano nasceu e foi criada em Franca, no interior de São Paulo. Filha e sobrinha única, aprendeu a inteligência emocional com a mãe, e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia. Somando valores como honestidade, um grande sonho, generosidade e aprendizado constante, transformou a loja fundada pelos tios em um dos maiores varejistas do país: o Magazine Luiza.

“Eu sou vendedora. A minha família é vendedora. Eu não tenho vergonha de dizer isso. Comecei a trabalhar no varejo aos 12 anos porque queria comprar presente de Natal para as pessoas que eu gostava. Com o dinheiro das comissões, eu consegui. Todo mundo que trabalha vende algo para alguém. No Magazine Luiza, durante cinco anos, todo mundo tinha o cargo de vendedor no crachá. Isso é motivo de orgulho e não de vergonha.” 

Dica de Filmes!

Clique na imagem para interagir

Filmes
Jobs-721x1024_edited_edited_edited
Unknown
94c241200d6ca11b222be2340ae5dafa_XL

VOLTAR

bottom of page