

5. Planejamento Financeiro Pessoal
Orçamento Doméstico
Para tomar pé da própria situação financeira atual e poder fazer um planejamento adequado, vários estudiosos ressaltam que precisam-se anotar todos os gastos que são realizados ao longo do dia, mesmo aqueles que aparentam ser os mais inexpressivos. Para isso, o ideal é comprar uma caderneta pautada, andar sempre com ela na bolsa (ou no bolso), ou mesmo usar o "bloco de notas" do celular e registrar todos os gastos realizados ao longo do dia (desde o cafezinho até o pagamento da prestação da TV e das contas mensais). Tomando nota ao longo de um mês, ficará mais claro quais gastos estão consumindo mais renda. Os registros tornam, sem dúvida, essa percepção mais evidente. Comece hoje mesmo!
Além dos gastos, precisa-se verificar também as receitas disponíveis. Vale registrar todas as fontes de receitas com as quais pode-se contar: salário, horas-extras, diárias e serviços avulsos remunerados (os famosos “bicos”).
Com tudo registrado, tem-se a consolidação do orçamento familiar, ou seja, uma planilha que explicita as receitas (o dinheiro que entra) e os gastos (o dinheiro que sai).

Para fazer seu consumo caber no seu salário, mire nos gastos variáveis e arbitrários. Nos variáveis pode-se reduzir o consumo para se obter uma folga no fim do mês. Mas é cortando radicalmente os gastos arbitrários que você vai obter sua independência financeira! Corte-os primeiro e, depois que estiver com a sua vida financeira organizada, volte a colocá-los aos poucos em seu orçamento.
Para ajudar você a realizar seu orçamento doméstico, apresentamos, a seguir, 3 diferentes ferramentas para administrar as receitas e as despesas no seu dia a dia:
- Ferramenta dos Envelopes
- Ferramenta do Registro em Caderno
- Ferramenta da Planilha Excel
Assista aos vídeos abaixo para conhecê-las:
1 - Ferramenta dos Envelopes

O vídeo de Gustavo Cerbasi apresenta o uso dessa ferramenta como uma alternativa bastante interessante para controle do orçamento doméstico devido aos seguintes fatores:
-
Baixo custo (compra de envelopes);
-
Facilidade de gestão (divisão e remanejamento do dinheiro distribuído em envelopes);
-
Rápida e simples visualização (verificação exata e imediata dos recursos disponíveis);
-
Não exige conhecimento prévio (apenas de operações básicas de matemática: adição e subtração);
-
Pode ser acompanhada e gerida também por outros membros da família;
-
Infelizmente, essa ferramenta não permite o arquivamento das operações realizadas nos meses anteriores. Caso o mês feche com saldo positivo, esse dinheiro pode ser armazenado ou distribuído em envelopes no mês atual.


2 - Ferramenta de Registro em Caderno

Esse vídeo de Joice Milacci apresenta o uso do registro em caderno como uma ótima opção para controle do orçamento doméstico:
-
Baixo custo (compra de um caderno e de uma caneta)
-
Facilidade de gestão e visualização (anotações à caneta dos gastos);
-
Não exige conhecimento prévio (apenas de operações básicas de matemática: adição e subtração);
-
Pode ser acompanhada e gerida também por outros membros da família;
-
Possibilita o arquivamento das informações dos meses anteriores, permitindo realizar comparações com o mês atual.


3 - Ferramenta de Planilha Excel

Nesse vídeo, Michel Fabiano explora o uso da planilha eletrônica para organização do orçamento familiar. Os prós do uso dessa ferramenta são:
-
Maior rapidez operacional e de consolidação de resultados como o uso das funções do Excel, dispensando o uso da calculadora, inclusive para cálculos percentuais
-
Facilidade de inserir e excluir novos gastos
-
Facilidade de visualização
-
Pode ser acompanhada e gerida também por outros membros da família
-
Possibilita o arquivo das informações dos meses anteriores, permitindo comparações entre os meses e projeções futuras
Essa ferramenta, exige, porém, algum conhecimento prévio do uso de planilhas eletrônicas, apesar de o vídeo ser bastante didático, e requer a necessidade do aluno possuir um computador ou tablet com o Excel instalado.


Perceba que nenhuma das ferramentas apresentadas acima é melhor ou pior que a outra - você deve escolher e adotar, no seu dia a dia, a que melhor se adapta ao seu estilo de vida e às suas possibilidades no momento.
VOLTAR
AVANÇAR